Oldemar Vitor

Talyta Pinto de Almeida

Oldemar Vitor Fonseca Santos é professor das matérias Oficina e Iniciação a fotografia da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Interessante que seu vínculo como professor dessa Universidade começou quando ele ainda era estudante de graduação em jornalismo da UFBA. À época em que fez sua graduação, 1966 a 1970, o curso possuía uma matéria chamada Fotojornalismo na qual não havia professor para ministrar, então um dos professores da Faculdade enviou Oldemar Vitor para trabalhar no Jornal Brasil para que lá ele adquirisse experiência e se tornasse apto a ensinar a matéria.

Depois que se formou pela faculdade, ele trabalhou no Jornal Bahia, onde participou da criação do laboratório de fotografia informatizada, que até hoje é utilizado na produção de alguns jornais, e continuou a ensinar na Faculdade de Comunicação. Tem vínculo com a Faculdade desde quando o curso de jornalismo ainda fazia parte da Faculdade de Filosofia, e fez parte de etapas importantes da construção da Faculdade de Comunicação.

Mudança de interesses

Hoje como professor, ele considera que a grande diferença entre os alunos da sua época de estudante para os de hoje está no fato de que eles eram mais politizados, se dedicavam mais às atividades que a faculdade oferecia, participavam de assembléias, reuniões, palestras, enfim, se mobilizavam mais. Hoje em dia, para ele, talvez pelo fato de o mercado de trabalho ser mais disputado, os alunos são muito preocupados com o desenvolvimento intelectual e a vida profissional, isso não quer dizer que sejam piores, apenas possuem outros interesses, devido às próprias circunstâncias.

A Facom e a fotografia

A Faculdade de Comunicação hoje conta com um Laboratório de Fotografia equipado, diferente, de acordo com Oldemar Vitor, de quando ele era estudante, onde os alunos não tinham tantos recursos. Esse Laboratório tem sido um grande estímulo para que estudantes se interessem pela área da fotografia. A faculdade conta com alguns alunos que monitoram o Labfoto junto à coordenação do professor José Mamede.

Para Oldemar Vitor, a fotografia tem grande importância na formação dos alunos de Produção Cultural e Jornalismo, pois permite que eles sejam aptos a trabalhar em outras áreas. E segundo ele, com a estrutura que a Faculdade conta hoje em termos de equipamentos, a Universidade já possui capacidade até mesmo de criar um curso relacionado ao audiovisual.